Cliente

Roderotas.com

Tipo

Branding

Segmento

Comunicação

Softwares

PS XD Ai Ae

Comunicação

Pra toda rota, RodeRotas.com

Nossa primeira missão como agência de comunicação da RodeRotas.com foi reposicionar a marca no mercado. A solução foi definida a partir de um trabalho apurado de benchmarking do segmento no Brasil. Nossas análises constataram que as companhias de ônibus não se relacionam de forma contundente com o público e o serviço em si não apresenta diferenças tão significativas de uma empresa para outra. O desafio: levar a marca para uma posição de destaque junto ao cliente, a partir de uma comunicação próxima e que agregue valor ao serviço oferecido.

O primeiro passo foi definir o que a marca representa para o público. O que motiva uma viagem de ônibus? A pergunta direcionou a criação do novo posicionamento. Seja pela saudade ou para fazer uma surpresa, por uma data especial ou comum, pelo lazer ou a trabalho. Uma viagem não começa no embarque e para cada uma dessas necessidades, a RodeRotas.com tem uma opção de trajeto. Foi a partir desse raciocínio que chegamos ao posicionamento Pra toda rota, Roderotas.com, que resume a missão da marca de forma direta, humana e próxima. Como elemento gráfico, optamos pela rosa dos ventos, reforçando a comodidade de se viajar para os quatro cantos do Brasil num ônibus da RodeRotas.

Com o posicionamento definido, partimos para a criação de uma campanha institucional, cujo principal objetivo era aumentar a penetração da marca na Região Norte, onde a viação passou a operar em 2019. Para dar personalidade e leveza à campanha, optamos pela criação de um jingle envolvente, melhorando a assimilação da mensagem transmitida. Com a música, buscamos fortalecer a relação afetiva entre o ouvinte e a marca, além de destacar a comunicação da RodeRotas da concorrência. A campanha também contou com a produção de um filme para veiculação nas redes sociais e TV. Uma animação em design flat, com pegada leve e divertida, que acompanha o jingle e valoriza a experiência do cliente, em momentos vividos antes, durante e depois de uma viagem.