Cliente

Farmácia Artesanal

Tipo

Branding

Segmento

Comunicação

Softwares

PS XD Ai Ae

Comunicação

Descarte Inteligente

Em 2015, participamos da criação de uma das campanhas de maior sucesso da Farmácia Artesanal, rede de farmácias de manipulação com forte atuação no Centro-Norte brasileiro. O desafio: aumentar a coleta de medicamentos vencidos e ou/inutilizados nos coletores instalados nas lojas.

A fim de gerar mídia em torno da coleta de medicamentos, que ocorre durante o ano inteiro, escolhemos o Dia Mundial do Meio Ambiente para concentrar as ações de divulgação. A campanha Descarte Inteligente foi baseada em três estratégias principais: hotsite com explicações sobre a importância do descarte correto de medicamentos, anúncios nas redes sociais para potencializar o alcance da campanha e intervenção física nos principais parques de Goiânia-GO, para gerar impacto e engajamento.  

Com um pote de medicamento gigante atrapalhando o tráfego de pessoas nos locais onde foi instalado, a Artesanal conseguiu chamar a atenção da população para o problema e, com isso, garantir divulgação espontânea nos meios de comunicação.

Em seu primeiro ano, o Descarte Inteligente gerou buzz na internet e ganhou destaque nos principais veículos de comunicação do país, além do aumento de 40% na coleta de medicamentos vencidos e/ou inutilizados nas lojas e mais de 2 mil acessos ao hotsite no mês da campanha. 

O sucesso foi tamanho que a marca decidiu repetir a estratégia em 2016. Dessa vez com um tornado gigante de medicamentos instalado no Parque Vaca Brava, também na capital goiana. 

Em 2017, a campanha voltou ao parque com um ponto de coleta de medicamentos vencidos em troca de mudas de plantas. Como apoio, criamos uma campanha on-line com foco em mostrar visualmente como o descarte incorreto pode impactar a vida das pessoas. 

Já em 2018, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, algumas árvores das cidades de Goiânia e Anápolis amanheceram embaladas por uma caixa de remédio. Mais uma vez, a marca propôs uma reflexão sobre o tema a partir de uma ação de grande impacto visual.